Aprenda a identificar como está a formação das ondas

Você já deve ter ouvido palavras como swell, fechadeira, sessão da onda, espuma, parede, lip, entre outras. O surf tem um vocabulário bem particular, como um dialeto próprio mesmo. Isso às vezes acaba confundindo a cabeça de quem está aprendendo a surfar.

Mas cada um dos termos usados são importantes, pois entender os tipos de onda e cada parte dela com certeza é um conhecimento que vai te ajudar (e muito!) a evoluir no surf.

Para te ajudar, vamos explicar nesse blog post o que você precisa saber para conseguir identificar como está a formação das ondas. Confira!

Quais são as partes de uma onda?

Saber se posicionar dentro do mar é uma habilidade super importante para quem quer surfar melhor. Quem tem um bom posicionamento, normalmente acaba pegando mais e melhores ondas.

Mas para estar no lugar certo dentro da água, você precisa primeiro conhecer todas as partes de uma onda:

  • Lip ou Crista: é o topo da onda, aquela parte que está quebrando ou ainda vai quebrar;
  • Espuma: é a parte da onda que já quebrou, formando uma espuma branca;
  • Sessão: é quando o lip da onda quebra na frente da espuma, fechando a parede da onda;
  • Parede: é a parte surfável da onda, onde o lip ainda não quebrou;
  • Pico: é a parte mais alta da onda, onde ela quebra primeiro;
  • Base: é a parte mais abaixo da onda, onde fazemos a cavada antes de dar uma manobra, também chamada pelo termo em inglês “bottom”;
  • Pocket: é a parte mais íngreme da onda, logo na frente de onde a onda quebra. Esse é o melhor lugar para você se posicionar antes e depois de uma manobra.

Quais são os tipos de formação das ondas?

Agora que você já conhece as partes de uma onda, chegou a hora de aprender a identificar como está a formação do mar. Isso porque o formato das ondas impacta diretamente no quanto a sua queda do dia vai render ou não.

Onda Cavada

A formação de ondas cavadas costuma acontecer quando a profundidade do mar muda drasticamente de funda para rasa. O lip é projetado para frente e para baixo ao mesmo tempo, criando uma parede bem de pé e oca.

Esse é o tipo de onda que forma os tão desejados tubos. Ela é rápida, forte e indicada para surfistas de nível mais avançado.

Onda Fechadeira

Quando a bancada no fundo do mar não está alinhada ou a direção do swell não encaixa bem na praia, a ondulação acabada quebrando o lip da onda de uma vez só, criando a espuma branca em toda a linha.

Também chamada de “régua”, a onda fechadeira só serve mesmo para as surfistas iniciantes se divertirem, pois quem já está na fase intermediária e avançado não tem parede para surfar.

Onda Cheia ou Onda Gorda

Ao contrário do que acontece na onda cavada, as ondas cheias ou gordas se formam a partir de um fundo que gradualmente passa de fundo para raso.

Esse tipo de onda quebra devagar, sem tanta força e é super indicada para as surfistas que estão começando no esporte.

Agora que você já aprendeu a identificar como está a formação das ondas, continue sua leitura e confira 4 dicas que você pode praticar fora da água para evoluir no surf.