Como se formam as ondas do mar?

Saber como se formam as ondas e entender questões relacionadas ao swell e vento são conhecimentos fundamentais para qualquer surfista, do nível iniciante até o avançado. Esse aprendizado te ajuda a ter mais segurança quando estiver surfando.

Fato é que sem swell não tem onda e sem onda não tem surf. Ou seja, entender o que é um swell, como ele se forma e quais são os tipos de swell é um aprendizado útil para toda surfista.

Precisando de ajuda? Fique tranquila que explicamos tudo aqui. Confira!

Conceito principal sobre a formação das ondas: swell

Basicamente, as ondas se formam pela ação dos ventos na superfície dos oceanos. Ventos fortes primeiramente formam pequenas ondulações. Conforme o vento segue soprando, essas pequenas ondulações se combinam, criando ondulações maiores.

Então, as ondas percorrem muitos quilômetros no oceano, se afastando umas das outras, se transformando em paredes mais lisas e mais organizadas. Esse fenômeno leva o nome de swell: aquelas linhas longas, lindas e sequenciais que muitas vezes podemos ver se aproximando da praia.

A qualidade da formação das ondas depende de uma série de fatores, como a direção do swell, tamanho, corrente, maré, vento que chega até a praia e o fundo onde ela vai quebrar.

Entendendo o tamanho do swell

O tamanho do swell sempre depende da intensidade do vento, do período e da distância ao longo da superfície do mar que o vento sopra. Sabemos que parece uma conversa meio técnica demais, mas o conceito é simples. Quanto mais intensidade, maior o período e mais ampla for a superfície que o vento sopra, maior será o swell.

Um swell pode viajar por quilômetros e mais quilômetros de distância antes de chegar à costa, atingindo alguma bancada no fundo do oceano até, finalmente, a onda quebrar para você poder surfá-la.

Sabemos que é super comum ouvir o termo swell sendo dito para lá e para cá entre as surfistas, com frases do tipo “Quarta-feira vai entrar um swell”. A verdade é que normalmente sempre existe um swell no mar, mesmo que bem pequeno.

Agora, se você ouvir “Tem um swell grande entrando na quarta-feira”, quer dizer que as ondas provavelmente serão desafiadoras para surfistas de nível iniciante e intermediário.

Isso não quer dizer que você não possa surfar em dias de ondas grandes. Basta escolher o pico com inteligência. Afinal de contas, quase sempre dá para achar aquela praia mais protegida, onde o swell não entra tão de frente.

Saiba quais são os tipos de swell

Existem dois tipos de swell: o windswell e o groundswell. O que os diferencia é a distância que o vento percorre em alto mar.

  • Windswell: ondas oceânicas de curto período geradas por ventos locais ou ventos que sopram perto da costa. O fenômeno ocorre a cerca de 150 km de distância ou menos da linha da costa;
  • Groundswell: formado por ventos fortes e distantes da costa. Esse é o tipo de swell que dá ondas com formação melhor para o surf e tem o potencial de gerar ondas grandes, que viajam longas distâncias até chegar à praia.

Continue a sua leitura e saiba a diferença dos tipos de onda para surfar.

Fonte: The Girl’s Guide to Surfing