4 dicas que você pode praticar fora da água para evoluir no surf

Como em qualquer outro esporte, para evoluir no surf é preciso treinar. Mas a verdade é que nem sempre é possível estar na água surfando, seja porque você mora longe do mar, porque o mar está flat há dias ou qualquer outra razão.

A boa notícia é que você pode dar uma forcinha para a evolução do seu surf também fora da água. O ponto chave é estar sempre preparada para quando chegar o dia de surfar, você ter fôlego e resistência muscular para aproveitar ao máximo as ondas.

Mas quando o assunto é melhorar seu nível de surf, não estamos falando apenas de exercícios físicos não (ainda que essa seja uma parte fundamental). Confira 4 dicas que você pode praticar fora da água para evoluir no surf.

1. Pratique exercícios físicos

Estar bem preparada fisicamente é importantíssimo. Afinal de contas, são os exercícios físicos que te darão resistência na remada, além de fôlego para pegar várias ondas quando for possível fazer uma queda.

Procure realizar atividades físicas que sejam focadas em mobilidade e força, que são habilidades relevantes para surfar.

Treinos funcionais focados nos movimentos específicos do surf ajudam muito seu corpo a ter uma performance melhor na água, potencializando suas manobras.

As pranchas de equilíbrio também são incríveis para treinar sua estabilidade, fortalecendo membros inferiores e músculos abdominais.

2. Assista vídeos de surf

Assistir vídeos de surf feminino também pode te ajudar a evoluir no esporte.

Procure analisar os movimentos da surfista, observe a posição do corpo para cavar, para manobrar, em que parte da onda elas posiciona a prancha, qual o tipo de onda sendo surfada, etc.

Além do mais, assistir vídeos de surf vai manter a sua motivação em alta para surfar sempre que você tiver oportunidade.

3. Tenha a prancha certa para o seu nível de surf

De nada adianta você ficar um tempão sem surfar e, quando chega o dia da queda, você usa uma prancha muito fina, sem remada.

Ou então você tem uma prancha com remada boa, mas que é rápida demais na hora de correr a parede da onda e você não tem habilidade suficiente para controlar o equipamento.

Ter a prancha certa para o seu nível de surf é imprescindível para você curtir a queda e pegar o maior número de ondas que conseguir.

Converse com seu shaper sobre o seu estilo de surf, seu nível de habilidade e, juntos, vocês chegarão ao modelo ideal.

4. Aprenda a ler a previsão das ondas

Quando você é capaz de entender os gráficos de previsão de ondas, fica mais fácil saber o melhor dia e melhor momento para fazer a queda.

Para quem não tem a oportunidade de estar sempre no mar, surfar na melhor hora do dia significa ter mais chances de pegar muitas ondas e treinar bastante.

Procure estudar as características do pico que você costuma surfar e das praias do entorno, qual a melhor direção de swell, do vento, variação de marés e não se esqueça de olhar o período.

Precisando de inspiração para manter a motivação de aprender a surfar? Corre lá no nosso Instagram para ver fotos e vídeos incríveis das nossas surf trips, com surfistas de todas as idades, estilos e níveis de surf.