Aprendendo a surfar: como começar a pegar a parede da onda

Quando estamos aprendendo a surfar, a primeira etapa é conseguir ficar em pé na prancha, o que acontece na espuma mesmo, com as ondas já estouradas. Por isso, é normal dropar reto (na direção da praia), pois o foco aqui é trabalhar o equilíbrio em cima da prancha de surf.

Depois de adquirir agilidade no movimento de ficar em pé, é hora do novo desafio: dropar de lado, direcionando a prancha para a esquerda ou direita – vai depender da direção em que a onda está quebrando. Conseguir alcançar a parede da onda é um aprendizado super importante na sua evolução do surf!

Para te ajudar a pegar suas primeiras paredinhas sozinha, fizemos um passo a passo bem simples e resumido. Olha só!

1. Aprenda a “ler” a onda

Estar na água sempre que puder é super importante para você aprender a “ler” as ondas. Isso significa saber identificar se a ondulação que vai quebrar é uma esquerda, uma direita ou se vai fechar. Algo essencial para a escolha da onda certa, porque as que fecham não têm parede para você pegar, só espuma.

2. Saiba onde se posicionar

A partir do momento que você já sabe se a onda é uma esquerda ou direita, é hora de remar para se  posicionar bem no pico da onda ( = na parte mais alta). Como a onda quebra primeiro no pico, é ali o lugar mais fácil de entrar nela. Se você remar no “rabinhho” da onda, que é a parte mais baixa e com menos força, fica mais difícil entrar e pegar a parede.

3. Procure sempre olhar para a onda

Quando você estiver remando para entrar na onda, lembre-se sempre de olhar para trás, por cima dos seus ombros. A remada e a observação da onda são ações simultâneas até que você drope e pegue a paredinha.

É bastante comum ver surfistas que “vacam” (= erram o drop) porque saíram remando em direção à areia para dropar, e esqueceram de continuar olhando para onde exatamente a onda iria quebrar. Resultado: remam no lugar errado e, se não vacam, acabam perdendo a parede da onda.

Para aumentar a sua chance de sucesso no drop, você sempre precisa saber o que está acontecendo com a onda. Isto é, se ela está ficando mais gorda e é preciso remar em direção ao pico, ou se ela está rápida e é melhor remar no sentido do canal.

4. Entre na onda de lado e com velocidade

Quando você ainda está aprendendo a ficar em pé na prancha, você faz o drop reto, no sentido da praia. Para pegar a parede, você precisa aprender a dropar de lado. Então, na hora de entrar na onda, reme forte e já com a prancha posicionada com o bico para o lado que a onda está quebrando.

Entrar na onda de lado e com velocidade vai facilitar muito a sua vida na hora de alcançar aquela paredinha abrindo todinha, como uma pista para você se divertir.

5. Olhe para a direção que você quer ir

Essa é a última dica, mas não menos importante: mantenha seu olhar para onde você quer ir, ou seja, na direção da parede da onda. Isso porque se você olhar para baixo (= para o bico da prancha), é bem provável que o drop saia reto. Não esqueça que a direção do seu olhar irá influenciar totalmente para onde vai a sua prancha.

Quer mais dicas de surf? Então continue a sua leitura e aprenda como dominar o medo do mar para surfar.