3 dicas práticas para você aprender a surfar

Cada vez mais mulheres querem aprender a surfar, mas é muito comum rolarem várias dúvidas e inseguranças na hora de começar a praticar esse esporte. A verdade é que, na maioria das vezes, o medo em se tornar uma surfista vem da falta de informação.

Por isso, a melhor solução é ir atrás de conhecimento, tanto teórico como prático. Dessa forma, você vai se sentir bem mais confiante e cheia de coragem para aprender a surfar. E o mais importante: com segurança!

Afinal de contas, a ideia é se divertir no mar e não ficar passando perrengues desnecessários, certo? Confira nossas dicas práticas para surfistas iniciantes!

1. Faça aulas de surf

Você pode até achar que o caminho mais fácil é pegar uma prancha, se jogar no mar e tentar ficar em pé sozinha. Só que não! Isso porque desse jeito você vai demorar muito mais para aprender a surfar, além de ter uma grande chance de se colocar em risco no mar.

Portanto, nosso primeiro conselho é para você fazer aulas de surf. Os professores de surf ajudam muito a vida de quem é iniciante, com dicas que fazem toda a diferença para você evoluir mais rápido.

Você pode optar por aulas em grupos nas escolinhas de surf ou contratar um professor particular. Aí quem decide é o seu bolso, pois é claro que as aulas particulares custam mais caro (mas valem muito a pena!).

2. Escolha a prancha certa

A melhor prancha para você aprender a surfar é o longboard, que são aquelas maiores e mais grossas. A flutuação desses pranchões facilitam muito a vida das surfistas iniciantes, pois te dão mais estabilidade na hora de ficar em pé.

As softboards, que são pranchas de espuma, também têm uma flutuação ótima e contam com a vantagem de não machucar caso aconteça algum choque entre você e a prancha na hora do surf.

Portanto, não caia na roubada de começar a surfar com a pranchinha do seu namorado ou da amiga que já tem um surf avançado. Isso só vai te frustrar e atrasar a sua evolução. Prancha para surfista iniciante tem que ser larga e grossa. Lembre-se disso!

3. Exercite-se fora da água

O surf é um esporte que exige bastante do seu condicionamento físico e resistência muscular. Por isso, procure ter uma rotina de exercícios também fora do mar. A natação é um ótimo esporte para fortalecer ombros, costas e pernas, além de que saber nadar bem vai te trazer muito mais segurança na hora do surf.

Fazer treinos funcionais específicos para o surf também é um jeito bem legal de praticar os movimentos no solo. Assim, quando chegar o dia de ir para o mar, vai ser mais fácil lembrar o que fazer em cima da prancha. Além do mais, suas pernas, braços e músculos abdominais estarão muito mais fortes.

Esperamos que você tenha ficado bem animada para aprender a surfar depois das nossas dicas. Quer ter mais inspiração? Siga nossas redes sociais! Estamos no Instagram e no Vimeo.