Previsão das ondas: entenda como isso funciona

Hoje em dia, existem vários sites que fornecem a previsão das ondas para você identificar os melhores dias e momentos de ir surfar. Afinal de contas, o vento e a maré são fatores que influenciam muito a qualidade da formação das ondas.

Para aprender a ler a previsão do surf e conseguir tirar proveito de tantas ferramentas de previsão disponíveis na internet, você precisa entender melhor como funcionam os elementos que impactam as condições do mar.

Fique tranquila, pois é claro que vamos te ajudar nessa missão. Leia e informe-se!

Entenda os principais elementos da previsão das ondas

Para que você consiga ler a previsão das ondas corretamente, em primeiro lugar é fundamental dominar o significado desses conceitos básicos:

Ondulação (Swell)

Uma ondulação é formada pela força dos ventos e das tempestades no meio do oceano. Um swell viaja por quilômetros de distância até chegar em algum pico de surf.

Tamanho da onda

A altura da onda é medida pela distância entre a base (bottom) e a crista (lip). As unidades de medida mostradas nos sites de previsão de ondas são metros (m) ou pés (ft).

Direção do swell

Quando uma ondulação é formada em alto mar, ela tem a aparência de arcos, que vão se abrindo até chegar à costa num formato quase que reto. A direção do swell é para onde o centro desses arcos aponta, a partir de onde foram geradas até chegar no pico de surf.

Período

É o intervalo de tempo, medido em segundos, entre duas ondulações.

Série

A série no surf é o conjunto de ondas de maior tamanho durante uma queda. “Esperar a da série” quer dizer aguardar a melhor e maior onda (quase sempre, pois há dias em que as ondas da série estão fechando e as intermediárias acabam sendo a melhor opção).

Maré

É a medida da altura do nível da água em metros. Temos a maré baixa ou seca, maré alta ou cheia, maré vazando e a maré enchendo.

Aprenda a ler a previsão das ondas

Uma das maiores confusões na cabeça de quem está aprendendo a ler a previsão das ondas é achar que o tamanho do swell que está no site será o mesmo tamanho das ondas na hora de surfar. Pois saiba que não é bem assim que funciona.

Isso porque o tamanho das ondas sofre influência de vários outros fatores, como o período, vento, formação da bancada, maré, interferência das ondulações secundárias e terciárias, por exemplo.

Em relação à direção do swell, os sites de previsão das ondas mostram esse elemento por meio de uma seta representando de onde a ondulação está vindo e não para onde está indo. Ou seja, um swell de leste significa que a ondulação veio de leste e está indo para direção oeste.

O período é uma métrica super importante para ler a previsão das ondas, mas que as surfistas mais iniciantes costumam não prestar muita atenção. Grave essa regrinha na sua cabeça: quanto maior for o período, normalmente melhor será a qualidade da formação e o tamanho das ondas também.

Acontece que um período alto significa maior acúmulo de energia, aumentando a massa de água que é levantada no mar. Mais energia, mais pressão e mais velocidade.

Um ponto fundamental para ler a previsão das ondas corretamente é olhar a direção e a intensidade do vento. A velocidade é medida em nós ou em km/h.

Se o vento estiver muito forte e/ou for maral (do mar para a praia), o mar tende a ficar mexido e sem boas condições para o surf. Já quando o vento é terral (da praia para o mar), as ondas normalmente ficam lisinhas e perfeitas. A intensidade até 3 nós costuma deixar o mar glass, ou seja, perfeito.

Quanto às marés, elas mudam seu intervalo de variação de um local para o outro e também são altamente influenciadas pela fase da lua.

Em Fortaleza, por exemplo, a maré alta na lua cheia durante o verão chega a 3 metros, enquanto no Rio de Janeiro não passa de 1 metro. As maiores variações são durante a lua cheia e a lua nova.

E tem mais: a proximidade da linha do Equador é outro fator que impacta na variação de maré. Ou seja, Fortaleza está mais perto dessa linha do que o Rio de Janeiro, portanto a amplitude da maré é maior ali.

Agora que você já tem todas essas informações, a chave para ler a previsão das ondas do jeito certo é pesquisar as características da praia onde você vai surfar. Procure saber quais são as direções de swell que funcionam, o sentido do vento soprando terral e a variação das marés.

Feito isso, observe as métricas desses elementos na previsão, sem esquecer de olhar o período, combinado?

E se a previsão for de ondas grandes, continue sua leitura e saiba como dominar o medo do mar para surfar.