5 regras do surf que toda surfista deveria saber

Se você quer aprender a surfar, o primeiro passo é aprender como funcionam as regras do surf. Não importa se você é do tipo de surfista que só quer se divertir, sem pretensões de seguir carreira profissional no esporte.

Ter o conhecimento do que fazer e não fazer dentro da água é a melhor maneira de evitar acidentes, lesões e até brigas com outros surfistas. Lembre-se que existem regras de prioridade que definem de quem é a vez de surfar determinada onda. Também nunca é demais ter em mente que o bico e as quilhas das pranchas podem causar machucados seríssimos.

O Código de Etiqueta do Surf é um conjunto de regras que valem para surfistas iniciantes até as mais avançadas, em qualquer pico do mundo. Continue a sua leitura para ficar bem informada, respeite os outros surfistas e boas ondas!

1. Prioridade da onda

A principal regra do surf diz que a prioridade para surfar a onda é da surfista que está mais para dentro do pico. Ou seja, se você está remando para dropar uma direita e, olhando por cima do seu ombro esquerdo, tem outra pessoa remando para entrar na onda, você deve dar prioridade à essa pessoa.

Ainda que a surfista não entre na onda, só de você remar já pode estragar a diversão dela. Isso porque quando você rema, faz uma espuma na parede da onda e quebra a sessão. Portanto, só reme se a surfista na prioridade parou de remar para tentar entrar na onda ou se ela dropou e caiu. Se pessoa remar e não entrar, ela perde a prioridade e vai para o final da fila.

2. Não drope na frente de outra surfista

Tenha em mente uma das regras do surf mais importantes: “1 surfista, 1 onda”. Isso significa que não dá para ter duas pessoas surfando a mesma onda para a mesma direção, salvo raras exceções de surfistas avançados que têm segurança no que estão fazendo.

Quando você desrespeita a regra da prioridade, você está estragando a onda de outra pessoa, além de estar sendo muito mal educada. Afinal de contas, essa pessoa também ama surfar e também estava esperando a onda dela.

Dropar na frente de alguém pode causar acidentes sérios e estragar as pranchas se baterem uma na outra. Então, não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você.

3. Não “dê a voltinha”

“Dar voltinha” é um comportamento – infelizmente – bastante comum e bem desrespeitoso, que acontece muito quando o mar está com um crowd intenso (muita gente surfando no mesmo lugar).

É quando você rema em volta de um ou mais surfistas para ficar mais perto do pico e estar sempre na prioridade. Essa atitude é uma grande falta de educação.

Procure se posicionar bem no outside e não “dê a volta” em outros surfistas para ficar pegando todas as ondas. Seja paciente e educada. Tem onda para todo mundo.

4. Quem está mais no fundo tem prioridade

Apesar de muitos longboarders e surfistas de stand up não usarem essa regra do surf com bom senso, na teoria, eles costumam ter prioridade por pegarem as ondas mais ao fundo do que quem surfa de pranchinha ou bodyboard.

Se você surfa de stand up ou com longboard, tenha discernimento para não ficar chamando a prioridade para si em todas as ondas. Deixe algumas para quem surfa com pranchas menores e precisa ficar mais para baixo no outside.

5. Respeite para ser respeitada

Seja educada com as outras pessoas que estão surfando, ainda que nem todas conheçam essas regras do surf. Se você está surfando em um lugar que não conhece, respeite os locais do pico.

Quando outras pessoas estiverem surfando no seu pico, trate-as com respeito e deixe algumas ondas para elas.

Quer mais dicas de surf? Continue sua leitura e saiba como começar a pegar a parede da onda.