Como saber qual o melhor tipo de quilha para surfar?

Quando estamos iniciando no surf, são tantas informações a serem absorvidas que nem paramos para pensar se estamos usando o melhor tipo de quilha para surfar. Mas conforme o seu nível de surf for evoluindo, é importante refletir a respeito do assunto.

Pode até parecer um detalhe irrelevante, mesmo porque as diferenças entre os modelos de quilhas são muito sutis. Mas esse detalhe pode fazer diferença na sua performance no mar, desde que você já tem mais habilidade no surf.

Para te ajudar, vamos falar sobre os tipos de quilha para surfar e como esse equipamento influencia quando você está correndo a onda. Confira!

Como o tipo de quilha para surfar influencia na performance?

Existem 4 aspectos principais que são influenciados pelo tipo de quilha enquanto você está correndo a parede da onda. São eles:

Curvas

Uma boa cavada é a base de toda manobra, ainda mais se você realmente quer manobrar com potência. Um jogo de quilhas com mais curvatura facilita o bottom turn, desde que você esteja atenta ao drive da prancha de surf.

Drive

O drive é a capacidade que a surfista tem de controlar a direção e a velocidade da prancha, tanto na aceleração na direção em que a onda está quebrando, como ao manter essa velocidade nas curvas. Funciona assim: quanto mais superfície, mais drive.

Hold

É o quanto sua prancha de surf consegue ficar aderente à água. Isso significa que quilhas maiores têm mais hold, ou seja, possibilitam que sua prancha agarre mais na parede da onda. Já os tipos de quilhas menores, por possuírem menos aderência, deixam a prancha mais solta.

Hard

É a matéria prima utilizada na composição da fabricação de cada quilha. Esses são os materiais usados por diferentes fabricantes ao redor do mundo:

  • SOFTFLEX – Uretano flexível, ideal para crianças iniciantes ou para iniciantes;
  • GLASSFLEX – Polimero, ideal para iniciantes;
  • NEOGLASS – Liga de fibras e polímero;
  • CORE – Fibra de vidro, resina e hexcore;
  • CARBON CORE - Fibra de vidro, carbono, resina e hexcore;
  • GLASS – Tecido de fibra de vidro, resina.

Como saber qual o melhor tipo de quilha para surfar?

Se você já tem um nível de surf mais avançado, escolher o tipo de quilha certo é um fator que pode dar um impulso no seu surf. Saiba o que considerar nessa escolha.

Tipo de onda

Lembra que falamos do hold? Existe uma regra bem simples para você gravar na memória: onda grande, quilha grande. Isso fará com que sua prancha de surf fique mais aderente à parede da onda, proporcionando mais controle.

Quilhas grandes são interessantes para as surfistas iniciantes que usam FunBoard ou Longboard, por darem mais estabilidade à prancha e aos surfistas grandes e pesados.

Quilhas médias são interessantes para surfistas de baixo peso e estatura, funcionando perfeitamente para todas surfistas iniciantes.

Já as surfistas com nível médio e avançado, a escolha da quilha a ser utilizada de acordo o modelo de prancha. Converse com seu shaper, pois com toda certeza a experiência dele vai te ajudar a tomar as melhores decisões.

Material da quilha

Existem vários tipos de materiais para produção de quilhas de surf, como fibra de carbono, bambu, resina, entre outros. Cada um deles é responsável por promover mais ou menos flexibilidade às quilhas.

Se o mar estiver forte, com ondas potentes, o melhor é escolher quilhas mais rígidas para ter mais aderência. Já as quilhas flexíveis são ideais para ondas com menos potência, para um surf mais dinâmico.

Por fim, mas não menos importante, se você está em busca do seu primeiro par de quilhas, olhe qual é o sistema de fixação da sua prancha de surf. Se você comprar o jogo de quilhas com sistema incompatível, o equipamento não vai encaixar na sua prancha.

Quer mais dicas de surf? Continue sua leitura e saiba a diferença dos tipos de onda para surfar!