4 filmes de surf feminino para você se inspirar
Nada como se inspirar em outras surfistas para vencer os medos e barreiras que tantas vezes se colocam em nossa vida quando praticamos esse esporte. Por isso, hoje é dia de dar dicas de filmes de surf feminino super motivadores.
Essas surfistas profissionais são exemplos de garra, perseverança, coragem, resiliência e foco. Nada melhor do que poder ter referências de mulheres surfistas em um esporte que, por tanto tempo, foi dominado por homens.
Confira nossa lista, prepare a pipoca e inspire-se!
1. Coragem de Viver (Soul Surfer - 2009)
Esse filme de surf feminino foi a primeira produção hollywoodiana que retratou a história real de uma surfista. A icônica Bethany Hamilton é um exemplo de como a nossa determinação e nossa fé podem nos levar à conquista de vitórias que ninguém diria serem possíveis.
Aos 13 anos, a surfista sofreu um ataque de tubarão no Havaí - sua terra natal - e o resultado foi a perda de um braço. Imagina só o impacto desse acidente na vida de uma menina que, desde sua primeira onda, sempre soube que queria ter o surf como sua profissão!
Com muita perseverança, ela voltou ao mar menos de um mês depois do ataque. Um exemplo de superação, resiliência e inspiração.
2. Stephanie na Água (Stephanie in the Water - 2014)
Sem dúvida, Stephanie Gilmore é uma das melhores surfistas do mundo. A australiana é dona de impressionantes 7 títulos mundiais, sendo o primeiro com apenas 17 anos. Só que nem tudo são flores na carreira dessa surfista.
Alguns acontecimentos violentos acabaram impactando sua trajetória de vitórias consecutivas na Liga Mundial de Surf. Esse filme mostra a garra de Stephanie para voltar ao topo da carreira e o preço que ela pagou por ser a surfista que mais ganhou campeonatos mundiais.
3. Maya Gabeira: o Retorno à Nazaré (Maya Gabeira: Return to Nazaré - 2016)
No ano de 2013, a brasileira Maya Gabeira sofreu um acidente gravíssimo enquanto surfava as ondas gigantes de Nazaré e por pouco não ficou sem vida.
Esse documentário, produzido pela Red Bull TV, retrata o caminho que Maya percorreu para se reabilitar fisicamente e psicologicamente. Dois anos depois, ela voltou à Nazaré e o resultado você vê nesse filme.
4. Bethany Hamilton: sem limites (Bethany Hamilton: Unstoppable - 2019)
Bethany Hamilton é tanta inspiração para o surf feminino que merece dois filmes nessa lista. Unstoppable é sobre a saga da atleta em tornar seu sonho realidade: ser uma surfista profissional, mesmo após o acidente que a deixou sem o braço esquerdo.
Aqui, você vai ficar sabendo de vários acontecimentos que acabaram não sendo abordados no filme de 2009. Temas como medo, equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira, além dos treinos da surfista para se manter na elite do surf feminino são alguns dos assuntos retratados.
Quando você achar que não consegue fazer algo, seja no surf ou na vida, lembre-se da postura de Bethany que se resume a uma frase dita por ela: "I don't need easy, I just need possible" (Eu não preciso que seja fácil, eu só preciso que seja possível).
Além desses filmes de surf feminino, também é interessante entender como o esporte começou para as mulheres. Continue sua leitura e conheça a história do surf feminino.